Author Topic: Choque de Gregos  (Read 840 times)

jorneto

• Newbie
  • *
    • View Profile
Choque de Gregos
« on: June 03, 2017, 06:59:25 PM »
Com bastante vontade de estrear um exército Ptolemaico, pintado magistralmente pelo João Especial, lancei um desafio que prontamente foi aceite por um exército de gregos atenienses. Bem, sempre iríamos ver se de facto a falange ao estilo macedónico era superior ao hoplita clássico.

Temos então a mesa com 120x90 e regras Impetus a 300pts.

O campo de batalha saiu plano, com pouco terreno, dividido pelos flancos.
O general ateniense dispôs a habitual linha de infantaria pesada de hoplitas do centro até ao seu flanco direito. Para o outro flanco reservou a cavalaria e toda a infantaria ligeira de forma a tirar partido do terreno que havia desse lado.

O General ptolemaico colocou toda a falange e os elefantes no centro. No flanco direito ficou uma pequena força de peltastas e cavalaria ligeira enquanto no esquerdo tinha uma força semelhante mas que incluia a cavalaria pesada da guarda.

A batalha começa com o rápido avanço dos flancos esquerdos de cada exército. O ateniense opta por estender a linha para evitar um envolvimento enquanto o ptolemaico recusa o seu flanco direito.

E começam os combates! Do lado esquerdo os gregos interceptam e derrotam rápidamente os peltastas, o que tirou logo fôlego ao avanço inimigo (e obrigou a enviar uma das falanges para lá em socorro...)
Do lado direito... os ligeiros gregos despejam dardos e pedras em cima da cavalaria ligeira que abandona o campo de batalha. Não está a correr nada bem!

Camelaria à espera de uma oportunidade

Corram!

Resta acelerar o passo da falange... E avançam os elefantes que sofrem um bombardeamento com todo o tipo de projécteis e que provocam alguma confusão.

Chega o momento decisivo da batalha com o choque no centro e por saber se o flanco direito consegue evitar que os atenienses passem e ataquem a falange pela retaguarda.
Mas aí a cavalaria ateniense e o general, com nitido excesso de confiança expõem-se e são duramente batidos pelo que resta do flanco direito ptolemaico.

Do lado esquerdo a cavalaria ptolemaica entra em combate com alguns hoplitas e aí ficam.

Voltando ao centro, assiste-se à linha de hoplitas a aguentar com muita dificuldade o assalto das falanges.

E acaba tudo muito rápidamente!
A falange que foi auxiliar o flanco esquerdo "limpa" o que encontra, enquanto que no centro é o descalabro para os atenienses, com a linha de hoplitas a ser completamente destroçada.

Já não há hoplitas!

A imparável Guarda

E ficou demonstrado que os antiquados hoplitas não são adversários paras as modernas falanges!!!
« Last Edit: July 07, 2017, 10:10:40 PM by jorneto »

Blackbeard

• Jr. Member
  • **
  • AJSP - Blackbeard
    • View Profile
Re: Choque de Gregos
« Reply #1 on: June 04, 2017, 02:26:52 AM »
Excelente report! Obrigado!

André Silva

• Full Member
    • View Profile
« Reply #2 on: June 04, 2017, 11:08:26 PM »
Muito giro!

Atila o Huno

• Sr. Member
  • AJSP - ALEA JACTA EST
    • View Profile
« Reply #3 on: June 05, 2017, 10:08:09 AM »
Só para acrescentar que os gregos também foram pintados pelo mesmo João Especial (desde 1984 a distribuir exércitos de antiguidade pelo mundo!)

Vejo que mobilizaste mais um sintagma de Guardas e que a falange egipcia tem escudos com a esfinge do filho de Horus  :) Muito bem, muito bem!

E felizmente que os psiloi não estavam em frente a falange ou aos elefantes, porque se assim fosse, o resultado podia ser bem diferente, se tivessem conseguindo causar alguma desordem nas fileiras.
« Last Edit: June 05, 2017, 10:10:18 AM by Atila o Huno »

jorneto

• Newbie
  • *
    • View Profile
« Reply #4 on: June 05, 2017, 06:10:16 PM »
Também o pano de mesa foi estreado nesse jogo. É da http://www.tinywargames.co.uk/

Miro

• Newbie
  • *
    • View Profile
« Reply #5 on: June 06, 2017, 11:13:13 AM »
Parabéns pelo battle report!
Onde se pode jogar um jogo de Impetus?

Abraço ao Jorge Neto e ao João Especial.

jorneto

• Newbie
  • *
    • View Profile
« Reply #6 on: June 06, 2017, 06:37:07 PM »
Para jogar só é preciso combinar o local e hora do duelo!
A nossa base é em Algés, nos 1bigos. Mas joga-se em qualquer lado onde haja uma mesa...

Miro

• Newbie
  • *
    • View Profile
« Reply #7 on: June 07, 2017, 03:55:36 PM »
Estou a precisar de tirar o pó aos meus exércitos 15mm e reler as regras. Quero em breve alinhar em uns jogos.

Abraço.

BCanilho

• Full Member
    • View Profile
« Reply #8 on: June 08, 2017, 02:42:36 PM »
Esta a ressurgir na forma de ADLG também na KULT. Eu já tenho exercito, o André Silva também, o Pedro Roque além dos veteranos manos Martins, Joao Especial e Fernando Sousa.

Atila o Huno

• Sr. Member
  • AJSP - ALEA JACTA EST
    • View Profile
« Reply #9 on: June 09, 2017, 11:33:15 AM »
Ressurgir? Só se for para ti :) Em 2014 - 15 fez-se mais de 80 jogos de Impetus na AJSP (depois no 1Bigus não sei...) e desde 2014 que se joga ADG.

Portanto "ressurgir" não me parece uma palavra adequada. Diria antes "em expansão"...

Miro

• Newbie
  • *
    • View Profile
« Reply #10 on: June 09, 2017, 12:16:36 PM »
Então este report não é sobre Impetus?
É que ADLG não é a mesma coisa, nem de perto nem de longe.
Para mim as melhores regras de antiguidade são, por ordem: Impetus, Hail Cesar (versão adaptada e melhorada de Warmaster Ancients), Sword and Spear,  ADLG e por último FOG/DBM. Considero a ADLG uma cópia ligeiramente modificada de FOG.
Há uns anos atrás deixei de ser sócio da AJSP porque não me interessava jogar FOG, pelo que não contem comigo para jogar ADLG na Kult.
Gostos não se discutem, e quero dizer que respeito quem joga ADLG/FOG, mas não dá para mim.

Abraço a todos

Miro

• Newbie
  • *
    • View Profile
« Reply #11 on: June 09, 2017, 12:22:59 PM »
Quero dar os parabéns ao João Especial pela excelente pintura do exército Ptolomaico. Ficou perfeito!

jorneto

• Newbie
  • *
    • View Profile
« Reply #12 on: June 09, 2017, 12:48:13 PM »
Bem, eu prefiro realçar que é um report de históricos e dentro disso de antiguidade.

Importante mesmo é incentivar a jogar estes jogos. Seja a ir buscar os jogadores veteranos e convencê-los a voltar a jogar seja a meter o "bicho" em novos adeptos.

Quanto às regras todos temos a nossa favorita, mas mais coisa menos coisa, todas dão para passar um bom bocado. E comum a todas é a parte que não aparece nestes reports: as bocas, geralmente (muito) depreciativas, que vão sendo trocadas entre os adversários...

Atila o Huno

• Sr. Member
  • AJSP - ALEA JACTA EST
    • View Profile
« Reply #13 on: June 12, 2017, 09:23:43 AM »
Como dizia ao Lopes e ao Jorge Neto no outro dia (em que por acaso lhes estava a mostrar ADG):

- Quem já jogou um par de regras de Antigos joga qualquer uma.

O que difere são as mecânicas e o numero de figuras na mesa, porque os processos são sempre os mesmos:

- Germanos contra Romanos depende muito do primeiro impacto
 - Combates de infantaria pesada nunca são rápidos
 - Cavaleiros medievais são uns brutos, mas sofrem contra besteiros e arcos longos
 - Jogos conta pessoal do arco e do cavalo nunca são rápidos
 - Elefantes desorganizam montado,
 - etc, etc, etc.

O que faz sentido porque todas elas estão a tentar reproduzir o mesmo tipo de combate, da mesma maneira que umas regras napoleónicas vão cair nas formações de coluna/linha/quadrado (a menos que sejam ao nível de brigada para cima) ou umas de segunda guerra vão dar enfase a formações de armas combinadas. É o estilo desse período.

O que difere é se atiram um dado ou 12...

Atila o Huno

• Sr. Member
  • AJSP - ALEA JACTA EST
    • View Profile
« Reply #14 on: June 12, 2017, 09:29:08 AM »
Quero dar os parabéns ao João Especial pela excelente pintura do exército Ptolomaico. Ficou perfeito!

Obrigado! Já houve ali uns toques do Neto, mas o grosso foi pintado por mim.

De notar que o exercito foi vendido na condição EXPLICITA de ele NUNCA, mas NUNCA ser usado como (Pfuu! Cospe no chao) Selêucidas (Esses traidores e mal agradecidos que Apophis os coma!) e vejo que o Neto se mantem fiel á promessa. (alias, se assim não fosse já tinha tido uma revolta em Alexandra...)

(Só não percebi é porque é que ele não quis ficar com os mercenários gauleses... são tão bonitos...)